sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Causas da Chuva Ácida

A chuva ácida é causada por fumos e gases que são expelidos pelas fábricas e automóveis que utilizam combustivéis fósseis.

O processo de origem das chuvas ácidas é o seguinte: quando os combustivéis são queimados para produzir energia o enxofre que está presente no combustivél combinasse com o oxigénio e torna-se dióxido de enxofre e uma parte do nitrogénio do ar transforma-se em óxido de nitrogénio.
Estes poluentes entram na atmosfera, tornando-se ácidos.
Dióxido de enxofre e monóxido de nitrogénio são produzidos especialmente quando carvão mineral é queimado como combustivél. Se o carvão fosse limpo antes de ser queimado seriam eleminados os poluentes perigosos que causam a chava ácida, se o carvão for devidamente moído e lavado então o enxofre será eleminado com a água, no entanto este método é caro e muitas das companhias de combustivél e os governos não querem gastar dinheiro com a limpeza do carvão, e tambem porque é menos rentavél queimar carvão de baixo teor de enxofre que liberta muito menos enxofre no ar do que o carvão de alto teor.
Carvão ardente produz electricidade e quanto mais electricidade as pessoas usam mais carvão é queimado, claro que hoje em dia as pessoas provavelmente não poderiam viver sem electricidade, assim sendo o carvão continuará a ser queimado mas a energia eléctrica é constantemente desperdiçada, cada vez que se liga um interruptor de luz ou um televisor sem realmente ser necessário é um contributo indirecto para o problema que é a chuva ácida.

Sem comentários:

Enviar um comentário